Fortaleza/CE
Fortaleza/CE

Moradores do Sul e Sudeste do país vão comemorar primeiro. Apenas alguns vão poder participar e presenciar duas festas seguidas.

O primeiro dia do ano nunca chega para todas as pessoas do mundo no mesmo momento. No Brasil não será diferente, pois os brasileiros vão poder comemorar o réveillon três vezes. Isso por causa dos três fusos horários que incidem sobre o território nacional, segundo o Observatório Nacional, que registra a hora legal do país.

Para as comemorações do réveillon no país, os três fusos horários vão permitir aos brasileiros participar de mais de uma festa. “Pela convenção da hora, os primeiros a comemorar o réveillon no país serão os moradores do Sul e Sudeste, em seguida, as regiões Nordeste e Centro-Oeste e, por último, a região Norte do país”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Ele disse ao G1 que, por questões administrativas e comerciais, os arquipélagos brasileiros situados na região do país mais próxima do Meridiano de Greenwich, que divide o globo terrestre em oriente e ocidente, seguem o fuso horário do país. “Esses arquipélagos, sem o horário de verão, comemorariam o réveillon antes, naturalmente. Por questões de turismo e de administração, adotam o fuso do continente, informalmente, é claro”, disse Carvalho.

Fonte: Portal G1

Anúncios