Atraídos pela beleza da cidade, presença do governo do Estado em grande eventos turísticos, destacando o Ceará na mídia nacional, além do Réveillon na Beira-Mar, visitantes de várias partes do Brasil e do exterior lotam hotéis de Fortaleza. De acordo a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), durante a alta estação, entre 15 de dezembro a 15 de fevereiro, a rede hoteleira terá ocupação média superior a 90%. Segundo o presidente da entidade, Colombo Cialdini, especificamente para o fim do ano, a ocupação é de 100%. “Chegando alguns a registrar ‘over’ ou mais solicitações do que a disponibilidade de vagas. Isso é excelente para o Estado”, avalia.

Ele tem razão. Basta percorrer as ruas da cidade, principalmente, a Beira-Mar, para se deparar com os turistas. De máquinas fotográficas nas mãos, tomando água de coco, caminhando pelo calçadão ou aproveitando o mar, eles demonstram encantamento e alegria de estarem na quinta Capital brasileira. Um grupo de paulistas destaca o policiamento. “Tínhamos uma idéia errada daqui. Quando chegamos, percebemos tudo diferente. A cidade é linda, limpa e bem segura”, avalia o empresário Glauber Vieira de Andrade.

A promotora de vendas, Rose Aragão, ressalta a festa de Réveillon. “Estar em Fortaleza para esperar 2009 e brindar a chegada de mais um ano com amigos e familiares é especial. O show na praia é tudo de bom”, elogia.

No próximo dia 31, Gilberto Gil, Lulu Santos e Daniela Mercury se apresentarão no Réveillon do aterro da Praia de Iracema. A expectativa da Secretaria de Turismo de Fortaleza é de reunir um público de 650 mil pessoas no local. O evento somado às festas dos clubes sociais e buffet são pontos fundamentais para o crescimento do setor no Ceará. Segundo números da Abav, o segmento comemora aumento de 30% da ocupação hoteleira em relação ao mesmo período do ano passado. “É importante destacar outra ação que é o projeto Agente Amigo, da Convention Bureau, que trouxe mil agentes de viagens para conhecer Fortaleza”, destaca Cialdini.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com