Trabalhador precisará apresentar apenas a identidade. Atualmente, tempo de espera médio é de um ano e meio.

O governo anunciou nesta terça-feira (23) um novo sistema para quem vai se aposentar em 2009. A partir do dia 2 de janeiro, a União quer conceder a aposentadoria por idade em até meia hora, apresentando apenas a identidade.

Atualmente, o tempo médio de espera pelo benefício é de um ano e meio. Hoje, quem entra com o pedido de aposentadoria precisa de um saco de documentos: certidão de nascimento ou casamento, PIS/PASEP, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou documento que comprove tempo de serviços, entre outros.

O governo diz que vai conseguir reduzir o tempo por conta dos R$ 280 milhões investidos em informatização. Nos últimos meses, a Previdência colocou as informações dos segurados em um banco de dados e, agora, é ela que tem todos os comprovantes para conceder ou não o benefício.

“Em 30 minutos estaremos concedendo o benefício credenciado”, disse o ministro da Previdência, José Pimentel. Pelo menos 470 mil trabalhadores entram com o pedido a cada ano.

Para as aposentadorias por tempo de contribuição, a novidade começa em março. Para as especiais, como a do trabalhador rural, em julho.

Fonte: http://g1.globo.com/

Anúncios