Com o slogan “Há momentos em que sua atitude faz a diferença. Lei Maria da Penha. Comprometa-se!” o foco da edição 2008 continua sendo a Lei nº 11.340/2006

Foi realizado, hoje (20/11), às 10h, no Auditório da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), em Brasília, o lançamento nacional da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Com o slogan Há momentos em que sua atitude faz a diferença. Lei Maria da Penha. Comprometa-se! o foco da edição 2008 continua sendo a Lei nº 11.340/2006, que completou dois anos em vigor e busca conscientizar as pessoas de que, diante de um ato de violência, é indispensável tomar uma atitude: denunciar, apoiar, buscar e oferecer ajuda.

O objetivo da Campanha é convocar a sociedade ao comprometimento de atitudes que podem fazer a diferença na vida de mulheres em situação de violência. Este ano, a Campanha ressalta 16 pessoas de diferentes segmentos, que vivenciaram situações de violência ou apoiaram mulheres vitimadas e têm histórias a contar. A campanha mundial é realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil, ela começa mais cedo: dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como forma de destacar a mulher negra, que sofre dupla discriminação: a racial e por ser mulher.

O lançamento nacional da campanha terá a presença da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM); do presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, senador Paulo Paim (PT/RS); da senadora e coordenadora da bancada feminina no Senado, Serys Slhessarenko (PT/MT); da senadora e presidente da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher, Ideli Salvatti (PT/SC), Marlene Libardoni, diretora-executiva da Agende, coordenadora nacional da Campanha; da Deputada Federal e representante da bancada feminina na Câmara dos Deputados, Sandra Rosado (PSB/RN); e as representantes do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), Ana Falu, e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Alanna Armitage.

O ato no Senado Federal é promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e pela organização feminista não-governamental Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento (Agende), co-promotoras da campanha, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e pela bancada feminina do Congresso Nacional.

Evento: Lançamento oficial da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Data: 20 de novembro de 2008
Hora: 10h
Local: Auditório da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, em Brasília (DF).

Fonte: http://www.presidencia.gov.br/

Anúncios