O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou uma mulher como reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Trata-se da professora  Célia Maria da Silva Oliveira.

A decisão foi  publicada na edição deste dia 10 de novembro,  no Diário Oficial da União.  É a primeira vez que uma mulher vai administrar a principal instituição federal do estado.

A professora, que vai administrar a universidade até 2011,  foi a mais votada na lista tríplice e venceu a eleição no Colégio Eleitoral com 66 votos, contra 17 dados a Antônio Osório  e  3 dados a Jair Vicente, do total de 86 votantes.

A eleição pelo Colégio Eleitoral foi uma recomendação do Ministério Público Federal – MPF,  feita no dia 14, após já terem sido realizadas outras duas votações, a primeira uma consulta à comunidade e a segunda, pelo Coun (Conselho Universitário). Na consulta à comunidade realizada dia 2 de setembro, cujas regras dão aos professores peso de 70% na votação, aos técnicos administrativos 15% e aos estudantes 15%, Célia teve 389 votos dos docentes, 533 dos servidores técnicos e 1743 de alunos, ficando com 41,23% do total.

Fonte: http://www.cassilandiajornal.com.br/

Anúncios