Adquirir um equipamento eletrônico não é investimento —em questão de meses, ele estará ultrapassado, já que surgirão modelos mais modernos por preço levemente superior ou semelhante. Isso ocorre com PCs, notebooks, celulares, câmeras digitais, TVs, home theaters e sistemas de som.Assim, há algumas dicas realmente efetivas para se optar por um eletrônico e tentar adiar a data em que ele ficará obsoleto. A primeira é comprar de acordo com o que o bolso permite —definir uma quantia e, a partir daí, iniciar a busca pelo equipamento ideal é o primeiro passo. Mas não o único. 

Sob uma mesma faixa de preço, encontram-se produtos com diferentes configurações e serventias, que podem ser melhores para determinada situação. Quem quer comprar um laptop para substituir o PC de casa tem necessidades diferentes da pessoa que pretende adquirir um notebook para viagens rápidas, como complemento ao computador de mesa —o primeiro deve ser mais robusto, e o segundo, primar pela portabilidade e leveza.

No caso de PCs, há diferentes públicos. Usuários que vão entrar no mundo da computação pela primeira vez, terão nas máquinas porta de entrada suas escolhas ideais. Já aqueles que pretendem adquirir um PC para tarefas mais robustas, como trabalhar com programas gráficos, de áudio e de vídeo, não podem prescindir de um micro mais sofisticado.

Já nos notebooks, além da performance da máquina em si, outros fatores devem ser considerados pelo consumidor. No caso de cada tipo de equipamento, existem variações específicas. Isso vale para a compra de celulares, câmeras digitais, TVs de plasmas e LCD, home theaters e micro e mini systems.

Para ajudar você a sair da loja carregando uma boa compra, o UOL Tecnologia indica produtos de acordo com a necessidade do consumidor —cada nicho com uma tabela dedicada e específica.

Depois de ler, basta imprimir o perfil do equipamento desejado e se dirigir à loja para analisar as opções e comprar o aparelho. Antes, é claro, deve-se consultar o bolso — o ponto de partida na escolha do equipamento.

Fonte: UOL Tecnologia