A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugura hoje o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Agricultura Urbana (Nepau) como parte das festividades em comemoração aos 90 anos da Escola de Agronomia do Ceará (EAC). O evento será realizado no pátio da diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus do Pici, às 8h30min. Na ocasião, serão plantadas 15 mudas de ipês amarelos em homenagem à Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará (Aeac) e aos ex-diretores da EAC e do CCA. A programação dos 90 anos segue até novembro.

De acordo com o diretor do CCA, professor Sebastião Medeiros, o Nepau funciona desde janeiro deste ano, ocupando uma área de cinco metros quadrados no Campus do Pici. Nessa área, são cultivadas plantas medicinais, ornamentais e verduras, que são destinadas ao Restaurante Universitário (RU). “O núcleo funciona como trabalho de extensão, para a universidade sair dos próprios muros. Além da capacitação dos alunos, presta auxílio à comunidade”, disse.

O Nepau capacita atualmente 15 alunos. “O núcleo oferece aulas práticas de agricultura urbana, com o objetivo de capacitar pessoas para aproveitar, por exemplo, espaços que têm em casa, como um quintal, uma pequena área”, complementou o professor, informando que, até novembro, serão plantados, no Pici, 90 ipês amarelos, em alusão às nove décadas da Escola de Agronomia.

Mudas
Sebastião disse que já foram plantadas 40 mudas. “O ipê é o pau d’arco aqui no Nordeste e é uma árvore tipicamente brasileira. É uma árvore símbolo e está ameaçada, porque é madeira de lei e as pessoas não costumam replantar”, ressaltou. “Quando floresce, a árvore do ipê fica com a copa toda amarela e ela se renova a cada ano, o que simboliza a renovação também da universidade, com a entrada de alunos novos a cada ano”, finalizou.

Fonte: Jornal O Povo

Postado por Erismar Carvalho, às 18h11.