Manoel Santana

O petista Manoel Santana venceu as eleições com 57,92% dos votos válidos, deixando para trás dois velhos caciques de Juazeiro do Norte: Manuel Salviano (PSDB) e Carlos Cruz (PP)

Aonda vermelha chegou a Juazeiro do Norte, na região do Cariri, a pela primeira vez em sua história, o PT governa o município. O feito coube ao médico Manoel Santana, derrotado na eleição passada. A comemoração da vitória ultrapassou as ruas da cidade e se estendeu até a estátua de Padre Cícero. Acompanhado do atual prefeito, Raimundo Macedo (PSDB), o petista subiu a pé os cerca de cinco quilômetros que separam o cartório eleitoral do morro do Horto de Juazeiro.

Antes mesmo do anúncio oficial, Santana já era tratado como prefeito eleito. Ele chegou ao cartório carregado por populares que cantavam músicas como “Ele merece, ele merece” e “É Lula lá e Santana cá”. O candidato estava vestido de preto em sinal de luto pelo pai, Manoel Filho, que morreu no último sábado.

Contando com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Cid Gomes, Manoel Santana desponta como uma nova liderança na Região do Cariri. O estreitamento das relações com o governo estadual é outra prioridade para o futuro prefeito.”Fui o primeiro vereador do PT em Juazeiro e serei o primeiro prefeito. Minha vitória irá fortalecer o projeto estratégico da aliança com o governo Cid Gomes. Sou aliado na reeleição”, disse.

De acordo com o atual prefeito Raimundo Macedo, a vitória do PT em Juazeiro pode ser considerada uma vitória dele também, por tudo o que ocorreu antes do início da campanha eleitoral. “Fui traído pelo diretório municipal e enganado pelo diretório estadual”, desabafou. Perguntado sobre o racha no partido, o candidato Manoel Salviano, adversário político de Macedo, disse apenas que o PSDB sai das eleições da mesma forma que entrou.

Resultado final da apuração em Juazeiro do Norte/CE (% em votos válidos)

Dr. Santana (PT)  67.156 votos – 57,92%,

Salviano (PSDB) 37.049 votos – 31,95%,

Carlos Cruz (PP) 10.637 votos – 9,17% e

Gorete Pereira (PR) 1.110 votos – 0,96%.

Fonte: Jornal O Povo

Anúncios