A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou a criação de 2 cursos de graduação: Engenharia de Minas e Gestão de Políticas Públicas.

Gestão de Políticas Públicas começará a funcionar a partir de 2015, com 50 vagas anuais e a duração de 8 semestres. O curso, que irá integrar o Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Fortaleza, será criado com a intenção de “qualificar profissionais para o setor público, contribuindo para a promoção da cidadania”. 

O profissional formado em Gestão de Políticas Públicas poderá atuar em entidades públicas e associações e em funções de relações governamentais e responsabilidade social corporativa, em uma empresa privada. Entre as disciplinas previstas para a graduação, estão “Estado, Governo e Políticas Públicas”, “Políticas Públicas e Meio Ambiente” e “Políticas de Inclusão Social”. Saiba mais sobre o curso.

Já o curso de Engenharia de Minas, com 50 vagas anuais e 10 semestres, irá compor oCampus de Crateús – que começou a funcionar neste 2º semestre de 2014. A instituição tem a expectativa de dar início à primeira turma também em 2015, mas depende do andamento das obras no campus. A UFC tem até novembro deste ano para inscrever o curso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a instituição de ensino, o curso “visa atender à demanda de uma das indústrias mais importantes na geração de divisas e no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde se instala”.

O profissional poderá planejar e supervisionar a extração de minérios, elaborar planos de desmonte de rochas e implementar projetos de captação de águas subterrâneas. “Sedimentologia e Petrologia Sedimentar”, “Eletrotécnica” e “Topografia” são algumas das disciplinas. Conheça mais sobre o novo curso.

(Diário do Nordeste)