Sarah Menezes: Judoca piauiense conquista o 1º ouro do Brasil em Londres

O Brasil já tem sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Londres. Primeira bicampeã mundial júnior do judô brasileiro em 2008 e 2009, Sarah Menezes voltou a fazer história neste sábado. Ela se tornou a primeira brasileira campeã olímpica da modalidade. Na final da categoria ligeiro (até 48kg), a piauiense derrotou a campeã olímpica em Pequim-2008, a romena Alina Dumitru. 

Ao chegar na decisão, Sarah já havia feito história ao se tornar a primeira finalista do judô feminino do Brasil. E ainda tinha quebrado um jejum de 12 anos. Desde Sydney-2000, a modalidade brasileira não disputava uma final olímpica. Na ocasião, Carlos Honorato ficou com a prata. 

Até Londres, o judô feminino brasileiro tinha apenas o bronze de Ketleyn Quadros, obtido em Pequim-2008, na categoria leve (até 57kg). Além disso, Sarah se torna a segunda brasileira a conquistar o ouro em uma modalidade individual. A primeira foi Maurren Maggi, no salto em distância, também em Pequim. 

No combate contra a romena, a número três do mundo mostrou mais atividade desde o início. Logo o árbitro puniu Alina com uma advertência. Faltando 47 segundos, a brasileira conseguiu belo golpe e obteve um yuko. Nos segundos finais, ainda houve tempo para um wazari antes da emoção com a inédita conquista. 

A campanha de Sarah em Londres: 

No primeiro combate, derrotou a vietnamita Ngoc Tu Van com dois yukos. Nas oitavas de final, passou pela francesa Laetitia Payet com um yuko. Nas quartas, venceu a chinesa Shugen Wu por yuko. E, na semifinal, superou a belga Charline Van Snick, quarta do ranking mundial.

(Portal Band)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s