you're reading...
Atualidades, Esportes e Lazer

Maior campeão nacional, Palmeiras conquista a Copa do Brasil

São Paulo – Durou 12 anos o hiato de títulos nacionais do Palmeiras, justamente o clube que mais taças coleciona no futebol brasileiro. E ao conquistar a Copa do Brasil nesta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o clube de Palestra Itália inicia a busca por recuperar a chamada “década perdida”. Nos últimos dez anos, seus rivais Santos, Corinthians e São Paulo venceram a Copa Libertadores uma vez cada e, juntos, somaram sete títulos brasileiros. Depois de tanto tempo na sombra dos maiores adversários, é chegada a hora de os palmeirenses voltarem aos holofotes.

Apesar do jejum desde a última conquista brasileira, a Copa dos Campeões de 2000, o Palmeiras ainda é o time com mais títulos em torneios nacionais, em um total de 11, em se considerando os oito Campeonatos Brasileiros, as duas Copas do Brasil (também em 1998) e a conquista da Copa dos Campeões.

E a taça levantada nesta quarta reacende a vontade do Palmeiras de voltar aos tempos de glória. Historicamente, o clube teve dois momentos mais marcantes. Entre 1966 a 1976, foram cinco conquistas nacionais e quatro Campeonatos Paulistas. Depois, entre 1993 a 2000, na chamada “Era Parmalat”, foram quatro conquistas nacionais, três Paulistas, dois Torneios Rio-São Paulo, uma Libertadores e uma Copa Mercosul.

A meta agora é começar, com o título da Copa do Brasil, mais um longo período no topo do futebol brasileiro. E as mudanças começam na estrutura do clube, com a inauguração da moderna Arena Palestra, prevista para o fim do ano que vem. E o Palmeiras quer estrear a sua nova casa campeão da Libertadores, uma vez que já está classificado para voltar à competição continental em 2013.

A nova fase começa logo após o fim da carreira do jogador mais marcante da história recente do Palmeiras. “São Marcos” anunciou a aposentadoria no início do ano e obrigou uma renovação no elenco, não apenas pela sua substituição primeiro por Deola, depois por Bruno, mas também porque exigiu o surgimento de novos líderes, como o zagueiro/volante Henrique e o volante Marcos Assunção.

Marcos, aliás, é um termômetro da modernização do clube também no seu departamento de marketing. O ex-goleiro é uma espécie de embaixador do Palmeiras e ajuda a divulgar a marca alviverde pelo País. Há também, no clube, a certeza de um patrocinador master por mais dois anos e meio, duração do contrato com a Kia Motors. No ano passado, antes desse acordo, o clube já liderou as receitas de patrocínio no País.

O dinheiro garantido do patrocinador, o novo contrato de três anos assinado com a Rede Globo e a reestruturação do Avanti, projeto de sócio-torcedor, devem ampliar consideravelmente as receitas alviverdes, fazendo o papel que, há duas décadas, era da Parmalat.

No comando do projeto, pelo menos por enquanto, segue Luis Felipe Scolari, o mesmo treinador que levou o Palmeiras ao título da Libertadores de 1999 e o vice-campeonato no ano seguinte. O cenário está montado para um futuro melhor nos lados do Palestra Itália.

(Exame Online) 
About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,674,486 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: