you're reading...
Atualidades, Esportes e Lazer

Conquista do Palmeiras faz São Paulo ficar com maior jejum de títulos

ALLAN BRITO, do TERRA ONLINE

Ao longo dos últimos anos, ninguém foi mais provocado do que o torcedor palmeirense. O time de Palestra Itália estava em uma longa fila de títulos e, em apenas três anos, viu os três rivais serem campeões nacionais. Porém, a partir desta quarta-feira, tudo mudou: o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil, acabou com a fila e, de quebra, ainda empurrou todas provocações para o Morumbi. Agora é do São Paulo o maior jejum de títulos entre os 12 maiores times do Brasil.

Mesmo contabilizando as taças estaduais, a maior fila era do Palmeiras, que foi campeão paulista em 2008, mas depois colecionou decepções – as mais fortes vieram no Campeonato Brasileiro de 2009, em que o time foi líder até a 33ª rodada, mas terminou em quinto; e na Copa Sul-Americana de 2010, na qual a eliminação veio na semifinal, após uma surpreendente derrota para o Goiás, em casa. Enquanto isso, todos os outros 12 maiores times do Brasil levaram títulos e deixaram uma dolorosa fila para o Palmeiras aguentar.

Mas nesta quarta isso virou um problema para o São Paulo. Campeão pela última vez em 2008, no Campeonato Brasileiro, o time do Morumbi está há três anos e meio sem gritar “é campeão”. Não conquistou sequer um Campeonato Paulista para dar alívio à torcida, que estava acostumada com uma sequência impressionante de títulos no começo deste século: venceu a Copa da Libertadores em 2005 e faturou três brasileiros nos anos seguintes.

Mas 2012 tem sido um ano difícil para os são-paulinos: o Santos já comemorou o título paulista, o Corinthians foi campeão da Libertadores, e o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil. O São Paulo está em quinto lugar no Campeonato Brasileiro e ainda vai disputar a Copa Sul-Americana, mas se não conquistar um título na temporada, certamente renderá muitas piadas para os rivais. Sofrerá todas provocações que os palmeirenses aguentaram nos últimos anos.

Mas a fila do São Paulo está longe de ser histórica. Todos os 12 maiores times do Brasil já enfrentaram um jejum pior, que foi além desses quase quatros anos. O rival Corinthians, por exemplo, ficou mais de 22 anos sem ser campeão (entre 1955 e 1977). Botafogo (1968 à 1989) e Santos (1935 à 1956) também tiveram filas que duraram mais de duas décadas. E o próprio São Paulo já viveu uma fase pior: ficou sem títulos entre 1957 e 1970. Portanto, tem motivos de sobra para confiar que em breve voltará a ser campeão.

Veja quais foram os últimos títulos dos 12 maiores times do Brasil:

Atlético-MG: campeão mineiro em 2012 
Botafogo: campeão carioca em 2010 
Corinthians: campeão da Libertadores em 2012 
Cruzeiro: campeão mineiro em 2011 
Flamengo: campeão carioca em 2011 
Fluminense: campeão carioca em 2012 
Grêmio: campeão gaúcho em 2010 
Internacional: campeão gaúcho em 2012 
Palmeiras: campeão da Copa do Brasil em 2012 
Santos: campeão paulista em 2012 
São Paulo: campeão brasileiro em 2008 
Vasco: campeão da Copa do Brasil em 2011

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,671,953 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: