Marcha das Vadias é realizada simultaneamente em 15 cidades do Brasil neste sábado

São Paulo – Neste sábado, brasileiras de diversas partes do país se reunirão para manifestar os direitos de combate à violência contra a mulher e ressaltar os direitos do sexo feminino. A segunda edição da Marcha das Mulheres concentrará participantes, a partir das 13h, em 15 cidades do país, entre elas as São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Ao todo, 22 manifestações semelhantes serão realizadas no país este ano – em 2011, apenas 10 foram feitas. Nas demais cidades, ou os eventos já aconteceram ou serão realizados depois da data da mobilização nacional. É o caso de Belém do Pará, onde o evento está marcado para 27 de maio, e João Pessoa, na Paraíba, em que o encontro é previsto para 9 de junho.

A manifestação é a versão brasileira do “Slut Walk”, movimento mundial de protesto contra a violência às mulheres, criado em abril do ano passado, após um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, dizer que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se “vestir como vadias”. A declaração gerou protestos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, México, Nicarágua e Colômbia.

(EXAME ONLINE)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s