you're reading...
Atualidades, Ceará e Nordeste, Ciências Naturais & Sociais, Ecologia & Meio Ambiente, Sociedade

Baturité pode abrigar maior sítio arqueológico indígena do Ceará

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

O esqueleto de um índio em bom estado de conservação foi encontrado semana passada no sítio arqueológico da Serra do Evaristo, em Baturité. Pelo menos 11 urnas funerárias já foram identificadas na região, o que ajuda os arqueólogos responsáveis pelas escavações na região a confirmarem suspeitas de que a Serra do Evaristo pode abrigar o maior cemitério arqueológico indígena do Estado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já classifica o sítio funerário da Serra do Evaristo como o mais representativo já encontrado no Ceará.

Junto com a ossada do índio os arqueólogos encontraram ainda panelinhas de barro contendo ossos de pequenos animais de caça. Segundo o professor Sérgio Francisco, doutor em arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), as urnas com ossos de animais indicam que o índio deveria ser uma autoridade na tribo que povoava a Serra do Evaristo.

Testes de carbono 14 e termoluminescência ainda serão realizados pelos arqueólogos para detectar a idade aproximada do índio.
O Iphan tem pleiteado junto à prefeitura de Baturité a construção de um museu para abrigar as descobertas arqueológicas dos indígenas e favorecer o turismo histórico do município. Até então as ossadas humanas e de animais e as urnas de cerâmica estão sendo conservadas em um laboratório montado pelos arqueólogos responsáveis pelas escavações.

As pesquisas estão sendo feitas pela Arqueosocio, empresa contratada pelo Iphan por meio de edital. Segundo o Iphan estão sendo investidos R$ 260 mil em recursos do Governo Federal para os trabalhos de identificação do sítio e resgate dos objetos de valor arqueológico.
Dimensão

Conforme noticiou o O POVO em janeiro deste ano, urnas de cerâmica contendo ossos de animais foram encontradas por moradores que escavavam o terreno da comunidade de Evaristo. As descobertas chamaram atenção da população, que contactou o Iphan a fim de dimensionar o tamanho e a relevância do sítio arqueológico encontrado na região.
ENTENDA A NOTÍCIA

Ossadas encontradas por meio de escavações no sítio arqueológico da Serra do Evaristo, em Baturité, indicam que a região pode abrigar o maior cemitério arqueológico indígena do Ceará. (Marina Solon – O Povo Online)

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,652,766 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: