you're reading...
Atualidades, Ceará e Nordeste, Serviços e Utilidades, Sociedade

ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA (286 ANOS): VEJA PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E EVENTOS

Fortaleza completa 286 anos no dia 13 de abril e o mês inteiro é de comemoração e reafirmação de políticas públicas transversais que estão a serviço da qualidade de vida e do bem-estar comum. Ano após ano, ao longo da atual gestão municipal, moradores e visitantes reconhecem e reafirmam uma nova cultura política que tem a cidadania cultural como forte aliada para as necessárias transformações sociais em curso. Assim é que, na esteira da data comemorativa, a Secretaria de Cultura de Fortaleza consolida e dá especial visibilidade às ações, programas e projetos que buscam valorizar e potencializar nossos bens simbólicos e as mais diversas formas de convivência, expressão e invenção.

 

Defendendo o direito à cidade e apostando no potencial de requalificação dos espaços públicos através das artes, a Secultfor planeja e realiza uma programação especial de aniversário que se desdobra por diversos equipamentos culturais e aponta para a nossa diversidade cultural. São muitas as boas pedidas: música instrumental e feijoada nas tardes de sábado no Passeio Público; domingos musicais no Parque Adahil Barreto; todas as artes reunidas em diferentes noites no Mercado dos Pinhões; formação e diversão especialmente voltada para a juventude nos diversos espaços do Cuca Che Guevara; reflexão e fruição estética em cursos e programas desenvolvidos na Vila das Artes; o melhor do repertório local em shows produzidos para o Anfiteatro Flávio Ponte, no calçadão da avenida Beira-Mar e muito mais.

 

No dia 13, em particular, todas as atenções são voltadas para o palco armado no Aterro da Praia de Iracema, onde moradores e visitantes serão presenteados com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola, além de um time campeão de intérpretes e músicos locais. Paulinho traz para o público cearense a pujança de seu repertório, adaptado para um espetáculo ao ar livre, onde explora o ritmo e a força de clássicos de seu repertório. Autor de sucessos como “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” e “Timoneiro”, além dos inúmeros sambas em homenagem à sua Portela, Paulinho chega a Fortaleza com sua elegância ímpar e bem acompanhado. A banda é um capítulo à parte, formada pelo maestro e pianista Cristóvão Bastos, Mário Séve (sopros), Dininho (contrabaixo), Hércules (bateria), Celsinho Silva (ritmo e percussão), Esguleba (percussões), João Paulo Rabello (violão) e Beatriz Faria (vocal).

 

Os dois últimos – João e Beatriz – são filhos de Paulinho. João substitui César Faria, pai de Paulinho e seu violão de acompanhamento por décadas. César, que era o violão de apoio de Jacob do Bandolim, faleceu há três anos. Beatriz vem fazendo sucesso nos musicais Sassaricando e É com Esse que eu vou – ambos da safra do jornalista e escritor Sérgio Cabral – que lotaram as salas do Rio, São Paulo e Brasília em recentes turnês. Longe dos palcos locais desde 2005, Paulinho se animou com a proposta de um espetáculo em praia para fazer valer a força do samba genuíno, que levanta tradicionalmente multidões nas escolas de samba. “O grande espetáculo é sempre legal, pela vibração do público”, diz Paulinho. “É sempre desafiante conciliar a proposta de um megaevento com a qualidade de som ideal, acústica boa e , por consequência, maior foco do público na apresentação. Mas temos conseguido e sempre acaba sendo uma grande festa”, prossegue. Paulinho tem ligação sentimental com o Nordeste (sua avó, Julia, já falecida, é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte) e boas lembranças de apresentações anteriores em Fortaleza. “O público nordestino tem uma alegria e um humor incomparáveis, apesar das dificuldades da vida”, diz.

 

E é com essa vocação inconteste para a festa e para a alegria que o público local também assiste ao show que antecede a apresentação do artista convidado. Às 19h, o show “Fortalezas Musicais” é um caleidoscópio de talentos locais. A começar pelo Quinteto Agreste, que dá as boas-vindas cantando o Hino de Fortaleza, além de canções do próprio repertório. Formado por Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão, arranjos e direção musical), Arlindo Araújo (vocal e roteiros musicais), Marcos Nunes (vocal e violão) e Ademir do Vale (percussão), o Quinteto é pura sonoridade nordestina na abertura das comemorações.

 

Na sequência, quem sobe ao palco é a banda especialmente formada para presentear Fortaleza: Heriberto Porto (flauta, arranjos e direção musical), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Tiago Almeida (teclado), Luizinho Duarte (bateria), Carlinhos Patriolino (violão, guitarra e bandolim), Adelson Viana (acordeom), Bob Mesquita (saxofone) e Rossano Cavalcante (percussão) são a luxuosa base de acompanhamento para oito diferentes intérpretes não menos respeitados e festejados. São eles: o cantor Ray Miranda, que tem mais de 60 anos de dedicação à música; o compositor e intérprete Rodger Rogério; Edinho Vilas Boas, jovem compositor do movimento “Bora!”; o cantor, compositor e guitarrista Cláudio Mendes, além das cantoras Fhátima Santos, Gigi Castro, Nayra Costa e Júlia Dantas. Aberto ao público, o show comemorativo do aniversário da cidade é também um brinde às políticas públicas para a cultura quem vêm garantindo a difusão e circulação das artes, além do livre e irrestrito acesso aos bens culturais, considerado como direito básico cada vez mais assegurado.

 

SERVIÇO

286 anos de Fortaleza – show comemorativo do aniversário com Paulinho da Viola e intérpretes locais. Dia 13 de abril, a partir das 19h, no Aterro da Praia de Iracema. Aberto ao público.

 

Programação comemorativa do aniversário de Fortaleza*

 

Programação CUCA Che Guevara

(Avenida Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará)

 

Dia 13

 

15h30min – Mestre dos Livros Especial Aniversário de Fortaleza

17h – Conexão Pôr do Sol – Musica no Mirante

18h30min – Roda Viva – Tradições Folclóricas

19h – Sessão Cine CUCA – filme “O Último Mestre do Ar”

19h30min – Encontros Musicais – Bandas Racional Soul e Rebel Lion

 

Caminhada Cultural

 

Dia 13

 

de 8h às 11h e 14h às 17h – Concentração na Praça do Ferreira (no Centro da Cidade)

Caminhada Cultural, programa Fortaleza a pé com Gerson Linhares.

 

Quinta Especial

No Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n, entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Lêdo)

 

Dia 19

18h – Show Fausto Nilo e Banda

 

Dia 26

18h – Shows de Aparecida Silvino e Eugenio Leandro

 

Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza no Passeio Público

 

Dia 22

8h Roda de leituras, com Julia Barros

9h Oficina de poesia e conto, com Adriana Alcântara

 

9h Oficina de zines, com Anna Karine Lima

 

10h Contação de histórias, com a Casa do Conto

 

11h Lançamento Institucional da III Feira do Livro Infantil de Fortaleza

 

11h30 Apresentação musical

 

12h30 Encerramento das atividades

 

Dia Mundial do Livro/Festa do Livro e da Rosa

na Biblioteca Dolor Barreira (Avenida da Universidade, 2572, Benfica)

 

Dia 23

 

9h – Distribuição de rosas e marcadores de livro pelo Benfica.

14h – Palestra “Como nascem os livros”, com o editor Álvaro Beleza.

 

15h – Palestra “Conservação e preservação de livros”, com a professora Juliana Buse (UFC)

 

16h – Palestra “A vida que se conta e o conto da vida: notas bio-bibliográficas”, com a professora Sarah Diva Ipiranga (UECE). Mediação: Francélio Figueiredo (Secultfor)

 

17h – Roda de conversa sobre literatura galega, com o poeta Francisco Naval. Mediação: professora Cleudene Aragão (UECE)

 

18h – Roda de conversa “Metropolis” e “Crônica da Província em chamas”: livros-visões de Fortaleza”, com os escritores Anna Karine Lima e Airton Uchoa Neto e a professora Fátima Souza. Mediação: Ethel de Paula (Secultfor/Revista Farol)

 

19h – Ação “Letras sonoras”, leituras poéticas com configuração sonora do DJ Uirá dos Reis.

 

20h – Show musical com a banda Mobília.

 

Programação Av. da Universidade X Av. 13 de Maio/Terminais de Ônibus de Fortaleza

 

17h-19h – Performance “O ato de ler”. Avenida da Universidade com Avenida 13 de maio.

 

17h-19h – Performance “O ato de ler”. Terminais de ônibus de Fortaleza: Antonio Bezerra, Papicu, Parangaba, Messejana e Conjunto Ceará.

 

Pedala Fortaleza – da Funcet

Dia 29

8h – Saida do Estádio Presidente Vargas

Roteiro: Centro Histórico de Fortaleza

Público previsto: 2 mil pessoas

 

Lançamento do Vídeo Coletivo Fortaleza em Sol Maior

na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 2124, Centro)

Dia 30

19h

 

Programação Estoril

(Rua dos Tabajaras 397, Praia de Iracema)

 

Dia 13

às 17h – Exposição de Claudia Sampaio – Reconstruindo Casainterevenção. Estoril

Galeria Mário Barata

 

Dias 14, 21 e 28

às 17h – Vozes da Praça – Show com coral, repertório de musicas

brasileiras dos anos 40 e 50. Largo do Micharia

 

Dias 15, 22 e 29

às 17h – Teatro Mimo: Espetáculo de Rua. Calçadão do Estoril

 

Dia 26

às 19h – Lançamento do Livro Crônicas de uma Província em Chamas. Jardim do

Estoril

 

*programação sujeita a alteração

 

 Mais informações: Assessoria de comunicação Secultfor – (85) 3105.1386

(PREFEITURA DE FORTALEZA)

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,661,748 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: