you're reading...
Serviços e Utilidades, Sociedade

Saiba onde solicitar carteira de trabalho, RG e CPF em Fortaleza

Para contratar um serviço, realizar compras pela Internet, ser contratado em uma empresa, exigir seus direitos e cumprir os deveres, lá estão eles sendo exigidos: os documentos.

Saber onde tirá-los, seja a primeira vez ou a segunda via, e o que levar pode facilitar a procura entre os diversos locais que oferecem os serviços e possuem diferentes horários de atendimento e prazos de entrega. Por isso, O POVO listou essas informações.

É a Cédula de Identidade Civil ou Registro Civil (RG) que dá início à lista, tanto pela sua importância no dia-a-dia como por ser solicitado no momento de tirar outros documentos. O RG pode ser solicitado na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), no Benfica, nas Casas do Cidadão e em alguns centros comunitários. No Interior, são 17 unidades de atendimento. Os prazos variam de cinco a 45 dias úteis.

No Ceará, já são mais de 7 milhões pessoas com CPF, segundo Paulo Régis Arcanjo, chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal. Mas desde o final de 2010, aquele cartão de plástico que dava contorno ao cadastro não é mais emitido. “Estamos trabalhando para que o CPF se torne um número inserido nos outros documentos”, comentou Paulo Régis.

A Receita Federal possui convênios para descentralizar o serviço. Por isso, agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Correios podem realizar o cadastro da pessoa física, cobrando uma taxa de R$ 5,70. O convênio com a Secretaria da Justiça do Ceará (Sejus) possibilita o acesso gratuito ao serviço nas Casas do Cidadão e campanhas de cidadania.

Já a carteira de trabalho pode ser solicitada nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e nas Casas do Cidadão. Desde julho de 2011, um sistema de agendamento pelo telefone foi implantado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE).

Através do telefone 3255 3940, é possível agendar o atendimento para a Carteira de Trabalho (CTPS) e recurso ao seguro-desemprego. Segunda a SRTE/CE, a medida extinguiu as extensas filas que os cidadãos formavam em busca de atendimento, assim como promoveu um aumento da capacidade diária de atendimento.


ENTENDA A NOTÍCIA
A tarefa de solicitar aqueles documentos essenciais para as tarefas cotidianas nem sempre é fácil. Saber os horários de atendimento, prazos, locais e o quê levar pode facilitar a procura.

(Samaisa dos Anjos – O Povo Online)

About these ads

Discussão

4 comentários sobre “Saiba onde solicitar carteira de trabalho, RG e CPF em Fortaleza

  1. O telefone 32552212 NAO atende, pois há vários dias tento no entanto chama ate cair e ninguém atende.

    Publicado por Helena | fevereiro 19, 2013, 2:19 pm
  2. minha carteira de trabalho esto longe estou precisando do números urgente oque eu devo fazer

    Publicado por cleilton da costa couto | fevereiro 27, 2013, 4:07 pm
  3. O telefone 32552212 não atende, chama ate cair e ninguém atende.

    Publicado por Robson Soares Carneiro | agosto 20, 2013, 6:04 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,671,275 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: