Vicente de Paulo, professor e pai, assassinado no Benfica

Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46 anos, foi morto durante assalto no Benfica. O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi abordado por dois assaltantes, que o atingiram com um tiro no peito

A esposa, sentada numa cadeira, era consolada por amigos e familiares. O marido, Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46 anos, tinha acabado de ser morto durante um assalto no bairro Benfica. “E agora, meu Deus? O que vai ser das meninas sem o pai?”, se perguntava. Vicente era pai de duas garotas. Era também amigo do Eulálio, colega de trabalho do Adeildo.

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) havia estacionado seu carro – uma L200 preta – na rua João Gentil, ao lado da Praça da Gentilândia. A esposa ficou dentro do veículo e Vicente foi caminhando até uma gráfica para pegar um banner. Na volta, quando ia entrando no carro, foi abordado por dois assaltantes.

“Ele se aperreou porque a mulher tava dentro do carro. Tentou tirar a esposa de lá e um dos bandidos deve ter achado que ele ia reagir”, conta uma das testemunhas. Vicente foi atingido com um tiro no lado esquerdo do peito, por volta das 12h30min de ontem. Os bandidos fugiram levando a L200. O veículo não havia sido localizado até a noite de ontem.

No início da noite de ontem, um adolescente de 17 anos foi apreendido acusado do crime. Segundo o major Teófilo Gomes, comandante da 5º Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, ele foi reconhecido pela esposa do professor. O jovem foi detido no Centro, perto da avenida Duque de Caxias. “Ele é conhecido na Polícia por fazer assaltos na Gentilândia e por agir com violência. Já chegou a atirar no pé de uma senhora”, informa o major.

Ainda de acordo com o major, foi o adolescente quem atirou no professor. O outro assaltante seria um irmão dele, também adolescente. Ele estava foragido até o início da noite de ontem.

“O Vicente era uma pessoa excelente. E muito inteligente. Veio de uma família humilde e se fez na vida trabalhando, estudando”, lembra o amigo Eulálio Costa. “Ele tinha acabado de terminar o doutorado”, acrescenta Adeildo Cabral, que também é professor do IFCE.

 Luto

Mais de 50 pessoas comentaram a notícia da morte de Vicente no Portal O POVO Online (até as 20 horas de ontem). “Toda nossa família está em luto. Perdemos uma figura admirável. Pedimos socorro às autoridades e Justiça para Deus”, escreveu a internauta Nona Leitão.

“Evento triste, pela vida do profissional e do ser humano. O Benfica era um dos poucos lugares que eu considerava seguro na cidade. Acho que o poder público estadual e até mesmo a Guarda Municipal deveriam em conjunto policiar pelo menos as praças e a região do entorno do IFCE e UFC”, sugere um outro leitor, que se identificou como Reginaldo da Silva.

Os moradores da rua João Gentil também reclamam da insegurança. “Tem muito assalto e tráfico de drogas. O pessoal vende na praça (da Gentilândia), na vista de todo mundo”, comenta uma senhora.


Onde


ENTENDA A NOTÍCIA

O latrocínio (roubo seguido de morte) foi no Benfica, um bairro universitário e tradicional de Fortaleza. Vicente de Paulo havia estacionado seu veículo numa rua ao lado da Praça da Gentilândia.

Outros casos

13/9/2007. O professor Arnaldo Belchior, 47, foi atingido com um tiro no pescoço, na rua Manoel Jesuíno, na Varjota, quando esperava o vigia do prédio abrir o portão. Ele foi surpreendido por três adolescentes em uma tentativa de assalto.

9/3/2010. A empresária Marcela Montenegro, 34, foi baleada em uma tentativa de assalto no cruzamento das ruas Zuca Accioly e Bento Albuquerque, na Cidade 2000. A morte cerebral da empresária foi confirmada dois dias depois. Na noite do assalto, Marcela havia ido a um culto evangélico com a mãe. Ao passar pela rua Zuca Accioly, um menino de 11 anos se jogou na frente do carro. Marcela desviou o veículo e um dos assaltantes atirou contra o carro.

23/5/2010. O italiano Paparone Giusepe, 52, foi morto durante um assalto na avenida Washington Soares. O veículo em que o estrangeiro estava apresentou problema mecânico e ele teve de parar na avenida, por volta das 22 horas. Enquanto aguardava socorro, dois homens armados realizaram o assalto. Antes de fugirem, os criminosos dispararam vários tiros. Giusepe foi baleado no tórax.

SAIBA MAIS

Vicente de Paulo entrou no IFCE ainda como aluno, onde cursou o Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará.

Dois anos depois, Vicente retornou aos quadros da instituição como servidor técnico-administrativo, exercendo diversas funções em 20 anos.

Em 2008, ele foi aprovado em novo concurso público para o cargo de professor, assumindo por dois anos a função de diretor de ensino no Campus de Sobral, onde era professor do Eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.

O professor graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializou-se em Engenharia Urbana

e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em Engenharia Civil (Recursos Hídricos – Saneamento Ambiental).

Vicente deixou mais de 50 trabalhos publicados. O professor chegou a apresentar estudos em congressos internacionais e liderava o grupo de pesquisa em Saneamento e Meio Ambiente do IFCE – Campus de Sobral.

Segundo a assessoria de imprensa do IFCE- Sobral, muitos alunos ligaram ontem querendo saber informações sobre o professor.

A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, hoje, às 15h30min.

O professor se dividia entre Sobral (onde lecionava) e Fortaleza (onde morava com a família numa casa no bairro Antônio Bezerra).

(Tiago Braga – O Povo Online)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s