Pão de Açúcar e Carrefour terão juntos 27% do varejo no país

A empresa resultante da junção das operações do Grupo Pão de Açúcar e do Carrefour no Brasil vai responder por 27% do mercado varejista formal no país ou 16% do total, incluindo na conta também os informais.

O cálculo foi feito por Claudio Galeazzi, que já comandou uma reestruturação no Pão de Açúcar e agora é sócio do BTG Pactual, que deve capitanear a operação por meio do fundo de investimento Gama, sociedade de propósito específico criada pelo banco apenas para negociar a fusão entre as redes varejistas.

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“Nos Estados Unidos, o Wal-Mart tem 32% do mercado total e as próximas sete empresas somam 32%. Ou seja, ele é um ‘cost killer’ [cortador de custos], tem o poder negocial e transfere esse poder para os preços”, afirmou em coletiva de imprensa para detalhar a proposta que será apresentada aos acionistas. Depois disso, se aprovado, o negócio estará sujeito ainda à avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Galeazzi estima uma sinergia entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,7 bilhão por ano, quando implementadas “as melhores práticas” de ambas as empresas.

Além da sinergia com a combinação das operações, há a possibilidade ainda de ganho de eficiência, já que o Atacadão, marca de “atacarejo” do Carrefour, tem um resultado melhor do que o do Assaí, seu equivalente no Pão de Açúcar. Por outro lado, a margem de lucro dos hipermercados do Carrefour é inferior à das unidades do Pão de Açúcar.

PROPOSTA

Os acionistas do grupo varejista brasileiro Pão de Açúcar e dos franceses Carrefour e Casino terão até dois meses para analisar a operação que daria origem à empresa NPA (sigla para Novo Pão de Açúcar). “Todos poderão avaliar, não é uma proposta hostil”, ressaltou Carlos Fonseca, sócio do BTG Pactual.

“É uma proposta na qual achamos que o resultado gera um valor enorme para as duas empresas. Estamos fazendo a proposta por 60 dias, prazo que a gente acha suficiente para que seja analisado”, disse Pércio de Souza, sócio da consultoria Estáter, trazida para a operação por já estar em contato com o empresário Abilio Diniz.

A nova empresa vai repartir o Pão de Açúcar com o grupo francês Carrefour, na base de 50%-50%. O NPA, por sua vez, terá 100% da filial brasileira do grupo Carrefour.

Também por meio dessa reestruturação societária, o NPA terá 11,7% do grupo Carrefour no mundo, o segundo maior varejista global, tornando-se assim seu maior acionista, segundo Souza.

A proposta ainda contempla uma injeção maciça de capital na nova companhia. A Gama deve aportar 2,5 bilhões de euros (R$ 5,7 bilhões), sendo 1,7 bilhão de euros (R$ 3,86 bilhões) do BNDESPar (braço do BNDES) e mais 800 milhões de euros (R$ 1,82 bilhão) de sua controladora. “O BNDES já enquadrou a operação no comitê técnico, mas está sujeita à aprovação da diretoria”, afirma.

O empresário Abilio Diniz, presidente do conselho do Pão de Açúcar, terá 17% do NPA. Já o Casino, que se manifestou contra a fusão, teria 29%. O grupo francês, vale lembrar, ampliou sua fatia na varejista brasileira neste mês para 37%.

O Casino e Diniz, que está na França tentando viabilizar o negócio, estão em atrito desde que o empresário contatou o Carrefour, principal rival do Casino na França, sem permissão, para discutir uma possível aliança.

Segundo nota divulgada nesta manhã, Diniz considera que “são enormes os benefícios do negócio”. Se aprovada, “a operação implicará uma mudança significativa na dimensão da companhia”. Com a participação na operação mundial do Carrefour, Diniz destaca ainda que a nova empresa “terá condições de levar os produtos brasileiros para todos os mercados estrangeiros onde o Carrefour já está presente”.

(Folha Online)

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