Orós, segundo maior açude do Ceará vai começar a sangrar

FORTALEZA – O açude Orós, o segundo maior do Ceará, deve começar a sangrar nesta terça-feira. Localizado em Orós, a 410 km de Fortaleza, o reservatório amanheceu nesta terça-feira com 99,2% de seu volume máximo. Faltam somente sete centímetros para o Orós encher, segundo a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, Vandiza Sucupira.

- A gente acredita que sangre a partir de hoje à noite e amanheça sangrando na quarta – diz ela.

O açude barra a água do Rio Jaguaribe. A água armazenada pode ser usada para abastecimento humano e plantio irrigado. Nas últimas semanas as chuvas se intensificaram na região e o açude Orós eleva diariamente o seu volume.

Orós costuma atrair turistas e curiosos à sua barragem nos períodos de sangria. Em 2009, o reservatório sangrou por mais de 100 dias. Visitantes do Ceará e de outros estados passaram pelo açude.

Dados da Cogerh indicam que, na manhã desta terça-feira, há 37 açudes sangrando no Ceará e outros 18 com mais de 90% de seu volume máximo.São mais de 100 reservatórios monitorados no estado, com medições diárias. Nas maiores barragem as medidas são tiradas duas vezes ao dia.

(O Globo Online)
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s