Carnaval no interior do Ceará: Veja programação das cidades

Blocos de foliões invadem ruas de vários municípios já neste fim de semana. Em Sobral, na Região Norte, ocorre hoje o tradicional desfile dos blocos de sujos. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas acompanhem o trio elétrico comandado pelo baiano Armandinho. A concentração será na Praça da Coluna da Hora, a partir das 17 horas.

Em Aracati, no Litoral Leste, hoje tem a escolha da Rainha do Carnaval, no Hotel Mirante Gamboas. No dia 3 de março, os blocos alternativos fazem arrastão pelas ruas do Centro. Os foliões conservam a tradição da antiga festa que era realizada na cidade, com fantasias e marchinhas. O Carnaval será aberto na sexta-feira, na Avenida Coronel Pompeu, com as bandas e trios elétricos animando os foliões até o dia 8. Também tem folia nas praias de Marjolândia e Canoa Quebrada.

Em Beberibe, a 80 quilômetros de Fortaleza, haverá hoje o desfile de blocos. Os foliões sairão da praça da igreja matriz, a partir das 17 horas, e percorrerão as ruas centrais até a quadra do Polo de Convivência Luíza Facó.

As mais famosas marchinhas também vão animar a festa do dia 4 de março no Clube Municipal de Pentecoste, na Região Norte. Em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, o pré-Carnaval começou no último fim de semana de janeiro. Ontem, os blocos desfilaram nas ruas do centro ao som do axé music. A expectativa é de 40 mil pessoas participem da festa integrando quatro blocos: Papangus, Paixão Folia, Arroxa e Catavento.

 

Desfile

Seis escolas de samba e um maracatu farão parte do desfile carnavalesco de Sobral. Segundo Telma Mendes da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, na segunda-feira de Carnaval, desfilam o Maracatu Nação Tremembé e três escolas de samba, e na terça-feira, o desfile será das três escolas vencedoras do Carnaval 2010: Unidos do Alto do Cristo, Estação Primeira de Sinhá Saboia e Acadêmicos de Dom Expedito.

O local do desfile deve mudar este ano, segundo Telma Mendes. Mas o horário do desfile continua a partir das 19 horas. No sábado e no domingo, mesmo sem as agremiações desfilarem, haverá shows de grupos como Ed Camaleão e Márcia Freire. O Carnaval das crianças será no Parque da Cidade, no domingo, 6, a partir das 17 horas.

O Carnaval 2011 em Reriutaba, o Reriufolia, começa sexta-feira, 4. São cinco dias de animação com algumas novidades: premiação da Musa do Reriufolia 2011, bloco mais animado, premiação no desfile das peruas (homens vestidos de mulher), Carnaval das Crianças com premiação para melhor fantasia e o tradicional Bloco do Cebola, que irá desfilar com cerca de dois mil abadás fazendo uma homenagem ao saudoso músico reriutabense Raimundo Paiva. Ainda haverá, em Reriutaba, festas em várias localidades.

E, no Crato, está programado o desfile do Bloco “As Virgens, na próxima sexta-feira, pelas ruas do município. (Colaborou Amaury Alencar)

Programação

As atrações do Carnaval em Paracuru, Beberibe, Cascavel, Serra da Ibiapaba e municípios de outras regiões do Estado.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Carnaval será de 5 a 8 de março, mas em diversos municípios os festejos já começaram com os pré-carnavais nos clube e ruas. Em Sobral, o desfile dos blocos de sujos, uma semana antes do Carnaval, acontece há 68 anos.

SAIBA MAIS

“Mel na Meru” e “Concentra, mas não sai” são os tradicionais blocos da Meruoca. Eles saem pelas ruas na segunda-feira de Carnaval, 7, a partir das 16 horas. A folia continua durante a noite.

No 3º Saboeiro Folia haverá desfile de blocos, pelas principais ruas de Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, além de desfile da realeza do Carnaval e mela-mela na praça da igreja matriz. Os foliões também aproveitam o banho no Balneário dos Caldeirões.

Em Aiuaba, o Carnaiuaba deve concentrar cerca de 15 mil foliões durante os cinco dias de festa. A praça da igreja matriz terá desfile de blocos, além de festa nos clubes da cidade.

Em Catarina, no Centro-Sul, cerca de 50 blocos vão sair nas ruas, cada um com 35 componentes.

O Marafolia, em Moraújo, na Região Norte, terá festa principalmente às margens do rio Coreaú, que passa por dentro da cidade. Estão confirmadas bandas como Forró Real e Acaiaca.

(Rita Célia Faheina – O Povo Online)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s