you're reading...
Saúde e Comportamento, Sociedade

Entenda o que é relógio biológico e ajuste os ponteiros na volta às aulas

Tique-taque, tique-taque, triiiim! Acabou a moleza. Se você anda acostumado a dormir tarde, a acordar mais tarde ainda e a comer em horários estranhos, seu corpo vai sofrer um pouco com a volta às aulas. O relógio biológico vai precisar se adaptar aos horários da escola e nem sempre isso é muito fácil.

Para Júlia Oliveira, 10, a adaptação é quase um pesadelo. “[Nas férias,] muitas vezes vou dormir na casa das minhas amigas. A gente passa a madrugada conversando e brincando.”

Nas “noites do pijama”, ela e as amigas pegam no sono às 4h. Horário bem diferente daquele a que estão acostumadas quando vão à escola. “Durante as aulas, tenho que ir pra cama às 22h e acordar às 6h. Mas quem disse que consigo no começo?”

O resultado? Muito mau humor. Como dorme pouco, ela diz que chega a gritar com os pais e até a chorar. Além disso, fica mais desatenta e mais cansada.

O mesmo acontece com a amiga Fernanda Di Donato, 11. “Assim que eu volto para a escola, não consigo prestar a atenção. Parece que as aulas demoram muito para acabar”, reclama a estudante.

Mas nem tudo está perdido. Ana Luiza Cavalini, 10, conta que tem a solução para o problema. Mesmo nas férias, ela tenta dormir cedo e acordar no máximo às 10h para não mudar tanto a rotina. “É claro que também fico um pouco cansada na volta. Mas não sofro tanto”, diz. O segredo, ela diz, é não exagerar.

Entenda abaixo como funciona nosso relógio biológico.


Ilustrações Marcelo Cipis
Relógio biológico desregula nas férias
Relógio biológico desregula nas férias

 

Relógio o quê?
Você já reparou que as atividades do nosso corpo seguem um padrão? Quase sempre sentimos sono, fome e até vontade de ir ao banheiro nos mesmos horários. Parece até um relógio! Pois é justamente isso o que chamamos de relógio biológico. Ele faz com que o organismo trabalhe sempre no mesmo ritmo: das batidas do coração à variação de temperatura.

Tique-taque desregulado
Quando chegam as férias, nosso reloginho fica desregulado. Passamos a madrugada no videogame, acordamos depois da hora do almoço, “esquecemos” de algumas refeições, sentimos fome em horários estranhos e deixamos toda a rotina bagunçada. Mas, quando as aulas recomeçam, somos obrigados a ajustar o relógio. Afinal, temos hora para tudo. Principalmente para acordar.

Atrasar é mais fácil
É muito mais fácil atrasar os horários biológicos do que adiantá-los. Isso acontece porque o sistema que controla nossos ritmos funciona um pouco mais devagar do que o dia. É como se o nosso relógio biológico tivesse um pouquinho mais do que 24h. Aí, se você se atrasa, o corpo não sente. É o que acontece nas férias. Atrasamos a hora de dormir e de comer, mas não sofremos. Mas adiantar os ponteiros pode ser um pesadelo.

Acertando os ponteiros
Não é fácil se readaptar à rotina da escola. Acordamos com sono, ficamos de mau humor e até desatentos. Mas, em mais ou menos uma semana, tudo volta ao normal. E quem regula esses ciclos? São os hormônios, um tipo de substância química. Cada hormônio tem uma função diferente no corpo e alguns, como o cortisol e melatonina, regulam os horários biológicos.

Fontes: Ana Maria Escobar, pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Luiz Menna-Barreto, pesquisador do laboratório de cronobiologia da Universidade de São Paulo.

Carlos Cecconello/Folhapress
Ana Luiza Cavalini, 10, tenta não desregular tanto o relógio nas férias
Ana Luiza Cavalini, 10, tenta não desregular tanto o relógio nas férias

 

O ciclo do sono
Não adianta bocejar nem contar carneirinho. Quando as aulas recomeçam, parece que não dá para dormir cedo de jeito nenhum! E é tudo culpa do ciclo do sono, que está desregulado.

Mesmo assim, segundo a pediatra Ana Maria Escobar, alguns cuidados ajudam a acertar os ponteiros. Um deles é dormir no escuro.

Com a luz, o corpo para de produzir um hormônio chamado melatonina, que nos faz acordar.

Assim, se você dorme com a televisão ligada ou com um abajur aceso, a iluminação influenciará na produção desse hormônio.

Aí, não descansará tão bem. Já basta o ciclo desregulado, né?

Para regular o reloginho

 

>> Uma semana antes das aulas, comece a dormir e a acordar um pouco mais cedo. Adiante o horário um pouco a cada dia, até chegar próximo do ideal.

>> Vá também acertando os horários das refeições. Tome um bom café da manhã e faça uns lanchinhos, próximos ao horário do recreio da sua escola.

Agradecimento: Via Photo Design (www.viaphotodesign.com.br)

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,674,370 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: