you're reading...
Educação

Medicina da UFC é o curso com o menos estudantes do Ceará

Se a maioria dos convocados para a Universidade Federal do Ceará (UFC) são cearenses, no caso do curso de Medicina o percentual se inverte. O POVO mostrou com exclusividade na edição de ontem que 84,45% dos estudantes selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) declararam morar no Estado. No caso da Medicina, grande parte dos selecionados para o curso são de outros estados. O mesmo ocorre no curso de Engenharia Civil – Cariri. 

Segundo o professor Miguel Franklin, titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) da Pró-Reitoria de Graduação, dos 160 selecionados na primeira chamada do curso de Medicina em Fortaleza, 75 são cearenses (46,8%). Quando a análise parte para os campi do Interior, a porcentagem é ainda menor: 37,1% em Sobral – 26 de 70 – e 25,7% no Cariri (18 de 70). Para o professor, a explicação está no perfil dos candidatos. “São alunos com mais possibilidades de mobilidade e que sempre querem Medicina. Esse é o único curso que foge dos padrões da análise que a gente possa fazer, não dá pra comparar com nada”, destaca.

Além disso, Franklin lembra que a UFC foi, proporcionalmente, a instituição com o maior número de vagas em cursos de Medicina. Ao todo, 300 estavam em oferta. Os demais cursos que são muito procurados, como Direito, Odontologia, Psicologia e Engenharia Elétrica, tiveram poucos classificados de fora do Estado. Apenas Engenharia Civil – Cariri teve percentual de cearenses menor do que estudantes de outros estados (46%).

O reitor da UFC, professor Jesualdo Farias, diz-se satisfeito com o resultado da primeira chamada. “Não tivemos a invasão esperada de estudantes de fora”, diz. Sobre o curso de Medicina, ele lembra que a divulgação do resultado de vestibulares de outras regiões pode mudar os percentuais da UFC.

ENTENDA A NOTÍCIA

Proporcionalmente, a UFC foi a instituição de ensino superior que mais ofertou vagas de Medicina no Sisu. O curso acabou sendo o segundo mais procurado. O resultado da primeira chamada do Sisu mostrou que 39,6% dos estudantes são de outros estados.

O professor Miguel Franklin explica que comparar a quantidade de alunos de outros estados que ingressarão na UFC através do Sisu com dados do período em que a universidade realizava vestibular, não é possível por serem processos de seleção diferentes.

Segundo o reitor Jesualdo Farias, no campus do Cariri, 20% dos alunos não são naturais do Ceará.

De acordo com o reitor, a UFC já solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a relação de estudantes cearenses selecionados em outros estados.

Jesualdo Farias ressalta que uma avaliação “mais consistente” da seleção unificada só poderá ser feita após a divulgação do resultado da terceira chamada do Sisu, que deve acontecer dia 13 de fevereiro.

Percentual de cearenses em cursos da UFC muito procurados

 Medicina

Campus Fortaleza – 46,8%

Campus Sobral – 37,1%

Campus Cariri – 25,7%

Direito

Diurno – 81%

Noturno – 91%

Psicologia

Campus Fortaleza – 92,5%

Campus Sobral – 92%

Odontologia

Campus Fortaleza – 87,5%

Campus Sobral – 77,5%

Engenharia Civil

Campus Fortaleza – 80,8%

Campus Cariri – 46%

Engenharia Elétrica

Campus Fortaleza – 75%

Campus Sobral – 58%

Fonte: Pró-reitoria de Graduação – UFC

Dados finais do Sisu no Ceará

UFC

5.724 vagas

118.221 inscrições

Concorrência: 20,65

IFCE

1.750 vagas

39.234 inscrições

Concorrência: 22,42

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

About these ads

Discussão

Um comentário sobre “Medicina da UFC é o curso com o menos estudantes do Ceará

  1. Ainda tem vaga para medicina. M echame por favor

    Publicado por Marianna Oliveira Andrade | fevereiro 22, 2011, 7:34 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,674,486 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: