you're reading...
Ceará e Nordeste

Conheça as diferenças entre os grupos evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais

Conheça as diferenças entre os grupos evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais

As igrejas protestantes se dividem em três ramificações: as tradicionais, as pentecostais e as neopentecostais. As tradicionais compreendem principalmente as chamadas “igrejas históricas” que se originaram na Reforma Protestante ou bem próximo dela.

As pentecostais, por sua vez, englobam, as que tiveram início no reavivamento nos Estados Unidos, entre l906 e l910. Esse fenômeno é um racha entre igrejas norte-americanas. As experiências “místicas do “batismo no Espírito Santo” levaram os membros a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando, assim, outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus, “não confundir com a igreja brasileira que leva o mesmo nome).

Finalmente, os neopentecostais são igrejas  oriundas dos pentecostalismo original ou mesmo de igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos depois do movimento pentecostal.

DIFERENTES GRUPOSMais rígido na interpretação da doutrina, os evangélicos tradicionais diferem apenas em relação à experiência do chamado “Batismo no Espírito Santo”. Não aceitam o “Falar em outras línguas” (glossolagia) e dão forte ênfase ao ensinamento teológico e ao trabalho social, não se preocupando com usos e costumes, como vestimentos e adornos.

Já os neopentecostais formaram uma outra igreja, co-existindo conjuntamente com as pentecostais, mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil – resultado do maciço investimento na mídia, com fazem as igrejas Universal e da Graça.

CORRENTES RELIGIOSAS: Tradicionais ou históricas

LUTERANA: fundada por Martinho Lutero (l524)

PRESBITERIANA: fundada por João Calvino (l5l7)

ANGLICANA: fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (l558)

BATISTA: fundada por John Smith (l609)

METODISTA: fundada por John Wesley (l740)

Principais Igrejas Pentecostais do Brasil

ASSEMBLEIA DE DEUS: fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren (l9ll) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL: fundada por Louis Francescon (l910)

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR: fundada por Aimée Semple McPherson (l950)

O BRASIL PARA CRISTO: fundada por Manoel de Melo (l955)

DEUS É AMOR: fundada por Davi M. Miranda (l962)

Principais Igrejas Neopentecostais do Brasil

UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: fundada por Edir Macedo (l977)

IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS: fundada por Romildo R. Soares (l980)

SARA NOSSA TERRA: fundada por Robson Rodovalho (l980)

RENASCER EM CRISTO: fundada por Estevam Hernandez (l986)

O CRESCIMENTO DA IGREJA – TODA IGREJA LOCAL DEVE CRESCER:

. Geograficamente
. Crescer numericamente
. Crescer espiritualmente
. Crescer verdadeiramente
. Crescer rapidamente

Toda igreja local deve crescer. Se a sua igreja não está crescendo, ela está espiritualmente doente. Lucas mostra em Atos dos Apóstolos que a igreja crescia pela vontade de Deus. É ele quem produz o crescimento da sua igreja. Esse crescimento, contudo, é promovido por Deus em resultado ao trabalho dos crentes que obedecem à Grande Comissão. Observem que em Atos, a igreja crescia por ação de Deus e pelo trabalho missionário dos irmãos. Lucas apresenta cinco maneiras como a igreja crescia ou como ela deve crescer hoje: crescimento geográfico, numérico, espiritual, verdadeiro e rápido.

1. CRESCIMENTO GEOGRÁFICO -O crescimento geográfico é a expansão do evangelho a partir da igreja local, de forma simultânea, até aos confins da terra. O versículo chave: “Mas receberei o poder, ao descer sobre vós o Esopírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, com toda a Judéia e Samarias, até aos confins da terra”. (1.8). Observe que este versículo serve como esboço para o conteúdo do livro de Atos:

O evangelho se propaga por toda Jerusalém e Judéia – capítulos 1-7.

O evangelho se propaga por Samaria e regiões vizinhas – capítulos 8-l2.

O evangelho se propaga a terras distantes – capítulos 13-28

Em síntese: Missões locais, missões regionais e missões internacionais.

Toda igreja local deve ter uma visão de crescer geograficamente financiando missões, plantando igrejas, sustentando missionários em diversas regiões.

2 . CRESCIMENTO NUMÉRICO – O crescimento numérico é o aumento natural do número de pessoas convertidas pero Espírito Santo e acrescentadas à igreja. Lucas não esconde o fato de que a igreja crescia numericamente, por isso ele fez seus resumos em Atos.

l.l-6.7 – Nos fala do crescimento da Igreja de Jerusalém e finaliza com um resumo: Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número de discípulos; muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé. A igreja crescia e se multiplicava em número de membros que obedeciam ao chamado eficaz de Deus. O crescimento era resultado direto da pregação e do ensino dos apóstolos.

6.8 – 9.31 – Descreve a divulgação do cristianismo através da Palestina e o martírio de Estevão, que foi seguido pela pregação em Samaria. Finaliza com o resumo: A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo, crescia a número. Em todos os lugares a igreja aumentava em número de membros. Duas razões são apontadas para esse aumento: Os crentes viviam no temor do Senhor e experimentavam o conforto do Espírito Santo.

9.32 – l2.24 – Inclui a conversão de Paulo, a Igreja de Antioquia e a aceitação de Cornélio. O resumo é: “Entretanto a palavra do Senhor crescia e se multiplicava”. A igreja crescia e multiplicava-se numericamente por meio da propagação da Palavra de Deus, a despeito dos ataques externos à igreja.

12.25 – l6.5 – Fala da propagação da igreja na Ásia Menor e da pregação pela Galácia. Finaliza: Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e aumentavam em número dia a dia. A igreja crescia em número de membros, diariamente, como resultado de uma evangelização eficaz.

16.6 – l0.20 – Relata a expansão da Igreja na Europa e nas cidades grandes como Corinto e Éfeso: Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. A igreja crescia por causa da poderosa pregação da Palavra de Deus. O evangelho prevalecia contra a magia e o paganismo.

L0.21 – 28.31 – Nos fala da chegada de Paulo em Roma e de sua prisão ali. Termina com uma descrição de Paulo: Pregando o Reino de Deus e com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as cousas referentes ao Senhor Jesus. O que começou há trinta anos atrás em Jerusalém termina em Roma, numa casa alugada. Com toda intrepidez e sem impedimento, o reino de Deus está sendo pregado e produzindo frutos.

O crescimento numérico é destacado por Lucas como algo natural à igreja. Um princípio espiritual é estabelecido como norma: a igreja cresce naturalmente, quando ela obedece a Grande Comissão.

( O Norte )

About these ads

Discussão

Um comentário sobre “Conheça as diferenças entre os grupos evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais

  1. Otimo post…
    É importante essa visão que só tem conhecimento alguns cristãos!

    Publicado por Wagner | fevereiro 11, 2010, 12:42 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,673,805 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: