Senado aprova isenção de Imposto de Renda para diabéticos

Pessoas diabéticas ou com fibrose cística podem ficar isentas de pagar Imposto de Renda sobre ganhos de aposentadoria ou da reforma, no caso dos militares. É o que estabelece projeto (PLS 390/08) de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) aprovado nesta terça-feira (7) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Agora, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados, já que foi aprovado pela CAE em decisão terminativa. O relatório, com recomendação pela aprovação, foi preparado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Na prática, o texto altera a legislação do Imposto de Renda para incluir o diabetes melito e a fibrose cística entre as doenças que garantem a seus portadores o benefício da isenção desse tributo.

Como argumenta o autor, o objetivo é compensar os elevados gastos efetuados pelos portadores dessas doenças com os tratamentos, possibilitando que tenham mais recursos para tratar da saúde. Ele acrescenta que a isenção é de pouco expressão, pois se limita a ganhos da aposentadoria e da reforma, normalmente de valores reduzidos.

Em relação ao diabetes, Renan Calheiros observa que a doença pode causar danos em vários órgãos, a longo prazo, se não for tratada de maneira adequada. No Brasil, informa, a diabetes tipo 2 atinge cerca de 8% da população, o correspondente a aproximadamente 15 milhões de pessoas.

Fibrose cística (ou mucoviscidose) é uma doença genética que compromete o funcionamento das chamadas glândulas exócrinas, que são responsáveis pela produção de substâncias como o muco, suor ou enzimas pancreáticas. Essas substâncias ficam mais espessas e de difícil eliminação. A secreção mais viscosa do pâncreas impede que as enzimas digestivas sejam lançadas no intestino. Assim, o paciente tem má absorção de nutrientes e não ganha peso, mesmo quando se alimenta bem.

Fonte:Agência Senado

About these ads

8 opiniões sobre “Senado aprova isenção de Imposto de Renda para diabéticos”

    1. ñ heloisa helena, falta vc tambem pressionar o deputado em quem vc votou para ajudar a aprovar a lei (390/08) de autoria do sen. Renan Calheiros, q se encontra na CAE/CAS da Câmara dos Deputados, pois só assim vc terá direto a isenção, se ñ morrer-mos antes com a doença e eles ñ estaraõ nem ligando, afinal eles tem denheiro o suficiente par se tratarem, (dinheiro publico é claro) nosso ) e nós babau.

  1. Porque a demora dos Deputados em aprovar o projeto de lei de autoria do Senador Renam Calheiros ? o q trata da Diabetes para a isenção do imposto de rendas (o mesmo já teve aprovação terminativa na Senado ) será q os deputados ñ tem parentes com a doença ? onde está o interesse deles em beneficiar seus eleitores com a referida doença ? prestem atenção ou pesquisem o nome dos deputados que compôem a comissaõ de assuntos sociais e econômica da Câmara no site http://www.camara dos deputados.gov.br e derrotemos-os nas proximas eleições, comecemos derrotando seus candidatos a prefeito, para sentirem nossa força ,derrotem os candidatos a prefeito deles nas proximas, (pois são da mesma laia) vamos mostrar a força dos nossos votos, acordem , vs como eu que tem diabetes tipo 2 (melitus), q gastamos muito para mantermos os remedios em dia, pois o governo Federal ñ olha para nós, vamos derrotar os politicos que as vezes até tem a doença e ñ estao nem ai pois, com as negociatas q fazem tem dinheiro para suprir suas necessidades. Vamos mostrar a força que temos. (pelo voto) Se ñ ligam para nós, ñ merecem nosso respeito. PAU NELES. Agora é a hora ,enviem aos Deputados em quem vcs votaram , mensagens pedindo a aprovação do PLS .390/08 de autoria do sen. Renan .que se encontra na CAE e CAS. Exijam, cobrem ameacem, façam qualquer coisa , mais façam , ñ fiquem ai de braços cruzados, pois só assim, vamos conseguir um beneficio q tanto precisamos.

  2. Todos q sofrem da diabetes tipo, devem de agora em diante apertar seus Deputdos Federais para aprovarem o PLS 390/08 q se encontra na CAE/CAS da Câmara dos Deputados Federais ,de autoria do Sen. Renan Calheiros, aprovado no Senado em 2008, q vergonha em deputados ?

  3. Caros políticos, ao se aposentarem, vocês terão possibilidade de ter o diabete mellitus, lembrem se disso e aprovem a essa isenção se casou, sem possibilidade de divórcio, com essa doença companheiro (a) indesejável da velhice?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s